Ser agentes de justiça e paz, de modo a contribuir para o desenvolvimento humano e social do seu país é o propósito dos católicos do Vietname, expresso e afirmado claramente no primeiro seminário promovido pela recém-criada Comissão de Justiça e Paz
Ser agentes de justiça e paz, de modo a contribuir para o desenvolvimento humano e social do seu país é o propósito dos católicos do Vietname, expresso e afirmado claramente no primeiro seminário promovido pela recém-criada Comissão de Justiça e PazO encontro teve lugar, a 27 de Maio, no Centro Pastoral da arquidiocese de Hochiminville, onde estiveram presentes representantes de todas as dioceses. O cardeal John Baptist Pham Minh Man, arcebispo de Hochiminville participou nos trabalhos, juntamente com Peter Nhon, arcebispo de Hanoi e presidente da Conferência dos Bispos do Vietname, Paul Nguyen Thai Hop, bispo de Vinh e presidente da Comissão Justiça e Paz, além de outros bispos. Na abertura do seminário, o bispo Peter Nhon convidou todos os que operam no campo da justiça e da paz a mergulhar na palavra de Deus e a serem fiéis à doutrina social da Igreja. Por sua vez, o presidente da Comissão Justiça e Paz explicou as razões do seminário e afirmou: Não se trata de um comité para pedir a restituição das terras ou a libertação dos presos, mas uma comissão que deve ajudar os católicos vietnamitas a compreender e a mostrar a justiça e a paz nas suas vidas a exemplo de Jesus, seguindo a doutrina social da Igreja. E o prelado acrescentou: De modo que possam contribuir para o autêntico desenvolvimento humano e social do país.
O encontro aprofundou a natureza e as tarefas da Comissão Justiça e Paz, tema desenvolvido pelo sacerdote anthony Son, secretário executivo da Comissão. Os desafios do tempo presente foram apresentados pelo sacerdote G. M. Thang e o tema da justiça e paz no contexto vietnamita pelo advogado relator Quan. Os participantes reflectiram sobre estes temas, em trabalhos de grupo, tendo dialogado sobre as incidências a nível das suas dioceses. Depois de constatarem que na sociedade humana abundam as injustiças, os presentes sublinharam que o papel dos cristãos é proclamar a civilização do amor. a sensibilidade dos corações levará os fieis a agirem assumindo os sofrimentos do povo e contribuindo para realizar o reino de Deus.