Ban Ki-moon lembra os mais de 120 mil militares, policiais e civis em todo o mundo servindo sob a bandeira azul, bem como aqueles que perderam a vida pela paz
Ban Ki-moon lembra os mais de 120 mil militares, policiais e civis em todo o mundo servindo sob a bandeira azul, bem como aqueles que perderam a vida pela pazas tragédias que se abateram sobre Forças de Paz das Nações Unidas este ano são um lembrete dos riscos inerentes ao seu importante trabalho em prol da paz, escreve o secretário geral das Nações Unidas (ONU) na mensagem para este dia. Nos últimos meses, as Nações Unidas sofreram uma série de tragédias em rápida sucessão, acrescenta.
No início de abril, sete pessoas foram assassinadas em um ataque contra um complexo da ONU no afeganistão. apenas alguns dias depois, 32 vidas, muitas delas de funcionários da ONU, foram perdidas no acidente de um avião que servia à operação de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo, descreve o responsável. a estes incidentes acrescentaram-se outros: 173 soldados perderam suas vidas devido a catástrofes naturais, violência, acidentes e doenças, incluindo mais de 100 no terrível terremoto que atingiu o Haiti em Janeiro de 2010, assinala.

Ban Ki-moon lembra os grandes sacrifícios da equipa da ONU e exalta as suas realizações, isto é a restauração da estabilidade, a reconciliação e o aumento da esperança de um futuro melhor. O que aconteceu no apoio ao referendo do sul do Sudão, no auxílio à resolução da crise pós-eleitoral na Costa do Marfim, no apoio à formação, no reforço da capacidade e ao desenvolvimento institucional da polícia no Timor-Leste e na patrulha das colinas do sul do Líbano, são exemplos apontados.

O tema deste ano é Defender o Estado de Direito. Salienta Ki-moon que é essencial para a manutenção bem-sucedida da paz. Neste Dia dos trabalhadores das Forças de Paz, centrado no Estado de Direito, agradecemos aos países que contribuem com soldados, policiais e pessoal civil para as nossas operações, e honramos aqueles indivíduos que servem às Nações Unidas com tal distinção e dedicação, conclui.