« a perspectiva cristã não se contrapõe ao saber cientifico e às conquistas do engenho humano, mas pelo contrário considera a fé como horizonte de sentido, caminho para a verdade plena, guia de desenvolvimento autentico»
« a perspectiva cristã não se contrapõe ao saber cientifico e às conquistas do engenho humano, mas pelo contrário considera a fé como horizonte de sentido, caminho para a verdade plena, guia de desenvolvimento autentico»O Papa assinalou que a cultura humanística parece atingida por um progressivo desgaste, enquanto que são acentuadas as disciplinas chamadas produtivas, de âmbito tecnológico e económico. Bento XVI disse que se verifica uma tendência a reduzir o horizonte humano a nível daquilo que se pode medir, a eliminar do saber sistemático e critico a questão fundamental do sentido, aos cinco mil alunos e docentes da Universidade Católica Italiana recebidos em audiência geral por ocasião dos 90 anos da instituição.
a cultura contemporânea – defende o Pontífice – tende a colocar a religião fora dos espaços da racionalidade; na medida em que as ciências empíricas monopolizam os territórios da razão. assim, parece haver espaço para as razões do crer, por isso a dimensão religiosa é colocada na esfera da opinião e do privado, adianta a Rádio Vaticano. aos alunos e professores da Universidade Católica do Sagrado Coração expressou o desejo que esta prossiga com renovada confiança o seu caminho, mostrando de maneira eficaz que a luz do Evangelho é fonte de verdadeira cultura, capaz de impelir energias de um humanismo novo, integral e transcendente.