Bento XVI nomeou, no início de Maio, o novo responsável pelo mundo missionário na Igreja Católica. O arcebispo italiano, Fernando Filoni, será o novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos
Bento XVI nomeou, no início de Maio, o novo responsável pelo mundo missionário na Igreja Católica. O arcebispo italiano, Fernando Filoni, será o novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos PovosO prelado, de 65 anos, foi Núncio apostólico no Iraque e, até ao momento, substituto para os assuntos gerais na Secretaria de Estado do Vaticano. Vai assumir o cargo que era ocupado desde 2006 pelo cardeal indiano, Ivan Dias, que completou 75 anos, limite de idade imposto pelo direito canónico para o desempenho do cargo.
Desde a sua eleição, em abril de 2005, o actual Papa nomeou um novo Secretário de Estado, substituiu dez prefeitos nas nove congregações da Cúria Romana e onze presidentes nos Conselhos Pontifícios. Criou ainda um novo conselho para a Nova Evangelização.

Muitos dos que ocupam postos importantes na Cúria Romana são italianos. Na presidência da Secretaria de Estado, congregações, tribunais e conselhos surgem 11 italianos, num total de 18 nomes europeus (quatro são polacos). a estes somam-se dois norte-americanos, um canadiano, um brasileiro e um argentino. Gana e Guiné-Conakry completam a lista de países representados.