Cursos gratuitos ajudam imigrantes a adquirir novas competências e a arranjar emprego com mais facilidade. Duras condições de trabalho no Líbano levam alguns ao suicí­dio
Cursos gratuitos ajudam imigrantes a adquirir novas competências e a arranjar emprego com mais facilidade. Duras condições de trabalho no Líbano levam alguns ao suicí­dioUm projecto iniciado há dois meses, na capital libanesa, Beyrouth, oferece aos migrantes a possibilidade de melhorar as suas capacidades, com vista a um melhor futuro. Informática e cozinha são duas matérias leccionadas; os cursos de línguas são os mais requisitados. ao aprender o inglês, posso melhorar a minha situação, diz um deles, citado pela agência Irin. O programa conta com 30 colaboradores voluntários, libaneses ou estrangeiros, que partilham o seu saber em diferentes domínios com os formandos.

Entre os alunos, encontram-se cozinheiros, empregadas domésticas ou mulheres libanesas que educam os seus filhos, sozinhas. No Líbano, encontram condições laborais muito duras, que levam alguns trabalhadores ao suicídio. No total, são 200 mil, provenientes de países asiáticos e africanos; 65 por cento admitem ter passado por dificuldades por causa do trabalho. as dificuldades em arranjar emprego incentiva a escravatura e exploração, considera Hoda, uma voluntária.