Proposta importante e inovadora da diocese de Inhambane é o ministério da visitação. Enviados pelas suas paróquias, os candidatos a este ministério de visita às famílias estão a frequentar um curso de formação no Centro Pastoral do Guiúa
Proposta importante e inovadora da diocese de Inhambane é o ministério da visitação. Enviados pelas suas paróquias, os candidatos a este ministério de visita às famílias estão a frequentar um curso de formação no Centro Pastoral do Guiúa a recente assembleia diocesana de Pastoral convidou todas as paróquias de Inhambane a investir no ministério da visitação. Trata-se de um serviço prestado pela comunidade, que se concretiza no trabalho de visita e bênção das famílias que se concretiza ao longo do ano. a experiência ensina que o contacto pessoal, através de visitas às famílias, possibilita que, pela conversa, escuta e oração, cada pessoa seja evangelizada de modo muito pessoal e bem especial.

Quais os frutos deste trabalho paciente de pastoral porta à porta? Muitos e bons! Em primeiro lugar, permite entrar em contacto directo com os membros da comunidade e rezar com eles nas suas casas, conhecer a situação familiar e os seus problemas. É um gesto simples que leva ao conhecimento de histórias de famílias e de pessoas sós e da sua situação. Quase sempre, trata-se de mulheres que vivem ostracizadas pela família. É um mergulhar no quotidiano de forma muito próxima. Estas visitas também têm contribuído para o aumento do número dos que entram na catequese de preparação para o Baptismo, para a recuperação de cristãos não praticantes ou que tinham abandonado a Igreja católica seduzidos pelas seitas.

através de picadas e de casa em casa, a paróquia de Guiúa sente o terreno que pisa, conhece os seus fiéis e a sua comunidade em geral. É uma visão abrangente e aprofundada de que resulta um melhor conhecimento e uma melhor organização dos vários núcleos da paróquia. Não raras vezes, nestas visitas, identificámos os nossos pobres mais pobres, aqueles que, esquecidos e sós, não ousam sequer pedir ajuda. Hoje, integram a nossa lista de vulneráveis que beneficiam de apoio mensal. Saindo do anonimato, ganham um lugar na comunidade, porque aos olhos de Deus todos contam e merecem o Seu amor.