a desminagem permite assegurar a livre circulação de pessoas e bens e o desenvolvimento de projectos agrícolas. apoio da população é fundamental para o sucesso das acções de limpeza do território
a desminagem permite assegurar a livre circulação de pessoas e bens e o desenvolvimento de projectos agrícolas. apoio da população é fundamental para o sucesso das acções de limpeza do territórioEntre Janeiro e abril de 2011, foram limpos mais de 490 mil metros quadrados na província de Cunene. Foram recolhidos e destruídos seis granadas de mão, uma mina anti-tanque, 38 morteiros de 60 a 82 milímetros, dois roquetes e duas mil e 772 munições de armas de calibres diversos, afirmou Fernando Katiavala, citado pela agência angop.

O responsável administrativo do Instituto Nacional de Desminagem reiterou a importância da colaboração da população nas acções de limpeza do território. É importante que denunciem as áreas suspeitas, o que nem sempre se verifica, lamentou. Em algumas localidades, os cidadãos ignoram a presença de objectos não detonados, o que funciona como um travão nos esforços do governo.

Durante o mesmo período, o Instituto desenvolveu acções de sensibilização sobre o perigo das minas. Cerca de 3. 500 cidadãos de zonas rurais e suburbanas do Cunene foram abrangidos. a iniciativa visa prevenir acidentes com minas e preparar a população para identificar e sinalizar objectos explosivos.