O Vaticano pediu aos bispos para colaborarem com a justiça e denunciarem os membros do clero suspeitos de pedofilia
O Vaticano pediu aos bispos para colaborarem com a justiça e denunciarem os membros do clero suspeitos de pedofilia a Congregação para a Doutrina da Fé enviou às conferências episcopais uma carta circular sobre as linhas – guia para os casos de abuso sexual. O prefeito da Congregação para a Doutrina da fé defende a necessidade de serem criados procedimentos claros e coordenados a aplicar contra o abuso sexual de menores, adianta a Lusa. O cardeal William Levada pede que essas medidas e propostas devem ser compiladas num documento, dentro de um ano.
a obrigação de dar uma resposta adequada aos casos eventuais de abusos sexual cometidos sobre menores por sacerdotes na sua diocese figura entre as responsabilidades importantes do bispo diocesano, insistiu o cardeal. até ao final do mês de Maio de 2012, devem chegar à Congregação as directivas completas, salienta o autor da carta circular. O cardeal exige que os membros do clero suspeitos de pedofilia sejam entregues às autoridades civis competentes, seguindo sempre as prescrições das leis civis. O documento exclui o regresso do sacerdote ao ministério público, se esse ministério representar um perigo para os menores ou um escândalo para a comunidade.

a circular constitui mais um importante passo para promover em toda a Igreja a consciência da necessidade e urgência de responder de modo eficaz e com amplidão de vistas à praga dos abusos sexuais da parte de membros do clero, restituindo credibilidade ao testemunho e à missão educativa da Igreja e contribuindo para criar na sociedade em geral aqueles ambientes educativos seguros de que há necessidade, adianta a Rádio Vaticano.