Comunidade internacional deve agir rapidamente para retirar a Somália da grave crise em que se encontra e punir os culpados por crimes de guerra. 2,4 milhões dependem da ajuda humanitária
Comunidade internacional deve agir rapidamente para retirar a Somália da grave crise em que se encontra e punir os culpados por crimes de guerra. 2,4 milhões dependem da ajuda humanitáriaO país do Corno de África enfrenta uma terrível seca que pode resultar numa grave crise humanitária. Em grande parte das regiões, os níveis de pluviosidade não passaram dos 15 por cento do que é habitual. Duas décadas de guerra civil deixaram 2,4 milhões de cidadãos na dependência de ajuda humanitária. Grande parte da população vive da criação de gado. a seca e a falta de terrenos férteis colocam em risco o único meio de subsistência de muitas famílias.

as organizações humanitárias apenas conseguem assegurar uma pequena parte das necessidades do povo somali. a insegurança dificulta muito o trabalho dos humanitários; em 2008, mais de 30 foram assassinados. a Oxfam, uma das organizações a actuar no país, pede acção imediata da comunidade internacional. Retirar a Somália da crise em que se encontra e punir os responsáveis por crimes de guerra são as duas metas a perseguir.