O arcebispo de Brasí­lia é o novo presidente da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida apostólica
O arcebispo de Brasí­lia é o novo presidente da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida apostólica a nomeação foi feita na manhã desta terça-feira, 4 de Janeiro. acolho com simplicidade e vou fazer aquilo que posso fazer em comunhão com ele (Papa), afirmou João Bráz de aviz, ao saber da nomeação. Para mim, foi surpresa, primeiro porque já tínhamos passado o momento das nomeações e também porque já estávamos a planear tudo aqui para a diocese, comentou
as prioridades passam porestabelecer pontes de comunhão entre os carismas. a nossa grande força está naquilo que João Paulo II dizia, que o critério da vida cristã terá que ser sobretudo esta espiritualidade de comunhão.
O até agora arcebispo de Brasília manifesta-se consciente da dificuldade da tarefa: Muitos carismas e muitas ordens religiosas estão a passar por momentos de sofrimento, de poucos membros, poucas vocações e tantas obras que não conseguem sustentar. Temos que continuar o trabalho de quem nos precedeu.
João Bráz de aviz substitui no cargo o cardeal eslovaco Franc Rodé, de 76 anos, que resigna por limite de idade. O novo responsável tem 63 anos, foi ordenado sacerdote em 1972. É bispo desde 1994, ocupando a Sé de Brasília desde 2004.