«é o que mais nos falta hoje: a capacidade de resgatar a imaginação criadora para projectar melhores mundos e ver com o coração», constata um teólogo brasileiro
«é o que mais nos falta hoje: a capacidade de resgatar a imaginação criadora para projectar melhores mundos e ver com o coração», constata um teólogo brasileiroSomos obrigados a viver num mundo onde a mercadoria é o objecto mais explícito do desejo de crianças e de adultos. a mercadoria tem que ter brilho e magia, senão ninguém a compra. Ela fala mais para os olhos cobiçosos do que para o coração amoroso. É dentro desta dinâmica que se inscreve a figura do Papai Noel, constata Leonardo Boff, colaborador da agência adital. O Pai Natal é portanto a elaboração comercial de São Nicolau – um bispo nascido no ano 281, na actual Turquia. No Natal, com uma veste de bispo, toda ela devermelho, distribuía presentes às crianças, dizendo que vinham do menino Jesus, lembra o teólogo brasileiro.
O Pai Natal existe?, perguntam algumas crianças. a isso responde: Graças a Deus ele vive e viverá sempre que houver crianças grandes e pequenas que aprenderam a ver com os olhos do coração. O também escritor salienta: É o que mais nos falta hoje: a capacidade de resgatar a imaginação criadora para projectar melhores mundos e ver com o coração. Se isso existisse, não haveria tanta violência, nem crianças abandonadas nem o sofrimento da Mãe Terra devastada.