Igreja da Santíssima Trindade com um elevado número de fiéis neste terceiro domingo do advento. Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social reflectiu sobre a luz que é Jesus
Igreja da Santíssima Trindade com um elevado número de fiéis neste terceiro domingo do advento. Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social reflectiu sobre a luz que é Jesus a esperança não se fundamenta na abundância dos bens, afirmou Carlos azevedo, na homilia da Eucaristia dominical no Santuário de Fátima. apesar dos sinais negativos evidentes, o prelado considerou que o que endireitará o futuro do mundo será o afastamento firme de mentiras tortuosas da contabilidade, de contracurvas financeiras, de paraísos que são inferno para a economia real, de descrédito da poupança, da perda dramática da confiança, de atentados à criação.
Com tantas vozes perturbadoras, na actual situação de crise, apesar da esperança não se vê logo (o desfecho), a vida não corre, assinalou. Mas esta é uma oportunidade – frisou o também bispo auxiliar de Lisboa – para escutar, dialogar, dar passos urgentes.como ser profeta da esperança? O que nos permitirá não ser cana agitada por qualquer vento de crise será uma educação consistente, uma justiça eficaz e pronta, uma ética rigorosa no controlo do Estado, defendeu.
Carlos azevedo criticou ainda a curta visão dos que se colocam acima dos desempregados, esquecendo-se da solidariedade para com os que mais necessitam. Isto porque terão que trabalhar para os sustentar, disse. Mas há-de vir o tempo em que se saldam todas as dívidas e se começa de novo, como em ano jubilar.
a crise combate-se e ultrapassa-se, através do repartir o trabalho, voltar à agricultura e adopção de estilos de austeridade, considerou o bispo. É preciso ter capacidade de sofrer, de passar sacrifícios em nome de um mundo melhor, acrescentou. Os católicos são convidados a pôr toda a criatividade e energia no combate ao flagelo do desemprego que mutila a sociedade humana.
Meninos Jesus abençoados
Os Meninos Jesus que os peregrinos trouxeram consigo foram benzidos pelo presidente da celebração, depois da homilia. Um gesto simples que quer evidenciar o Menino Jesus como verdadeiro centro e sinal do Natal Cristão, afirmou o director do Serviço de Pastoral Litúrgica, padre Carlos Cabecinhas. aquando da bênção dos Meninos Jesus, Carlos azevedo rezou para que as imagens do Deus Menino sejam sinal da presença e do amor de Deus. aos fiéis exortou para que saibam receber Jesus na alegria, bem como ver no outro, Jesus Cristo.
a Eucaristia terminou com a bênção e distribuição da luz. Um momento simbólico em que cada um dos representantes das 20 dioceses portuguesas acendeu a vela naquela que o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social empunhava. Este é o sinal da luz que, do santuário mariano seguirá para cada uma das dioceses. Durante a homilia, o prelado convidou cada um dos fiéis a acender uma vela, na noite de Natal, contra o desemprego, nesta operação Dez milhões de estrelas – Um gesto pela paz. O projecto consiste na angariação de fundos através da venda de velas pelo preço simbólico de um euro, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados.