apesar dos apelos para que seja libertado, o laureado é impedido de estar presente, assim como os seus familiares mais próximos. a esposa está em prisão domiciliária
apesar dos apelos para que seja libertado, o laureado é impedido de estar presente, assim como os seus familiares mais próximos. a esposa está em prisão domiciliáriaDecorre, hoje, 10 de Dezembro, a entrega do Prémio Nobel da Paz 2010. E pela segunda vez na história, uma cadeira vazia vai representar o laureado na cerimónia em Oslo, Noruega,assim como uma fotografia sua. Será lido, ainda, um texto do dissidente chinês por uma actriz norueguesa. O premiado, Liu Xiaobo, cumpre uma pena de prisão de 11 anos por actividades subversivas.
a sua esposa, Liu Xia, tem a sua residência vigiada desde a atribuição do Nobel, em Outubro. Encontra-se em prisão domiciliária, apesar de não ser acusada de nenhum crime, para que não possa receber o prémio no lugar do marido. a China não autorizou nenhum familiar directo a estar em Oslo, assim como outros dissidentes.
a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos do Homem, Navi Pillay, lançou um apelo para a libertação do laureado, mas sem sucesso. Recebeu críticas dos familiares de Liu Xiaobo, por não poder estar presente na cerimónia. assinala-se, hoje, o Dia Mundial dos Direitos Humanos, o que obriga a responsável a estar em Genebra. Neste dia, um importante grupo de pessoas manifestou-se frente à sede das Nações Unidas, em Pequim.