João Paulo II afirmou que «a Imaculada Conceição aparece como um farol de luz para a humanidade de todos os tempos»
João Paulo II afirmou que «a Imaculada Conceição aparece como um farol de luz para a humanidade de todos os tempos»No 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, pelo Beato Pio IX, em 2004, o então Papa referiu que ela ilumina particularmente o caminho da Igreja comprometida na nova evangelização.
Tal como habitualmente, o Santuário de Fátima promove um programa de oração e festa da solenidade da Imaculada Conceição. Tem início no dia 7 de Dezembro, com o Rosário, na Capelinha, e procissão de velas para a Igreja da Santíssima Trindade. Termina com o canto do Hino akathistos.
No dia 8 de Dezembro, a celebração da solenidade da Imaculada Conceição tem início às 10h, com o Rosário na Capelinha. Uma hora depois, o bispo da diocese de Leiria-Fátima, antónio Marto preside à Eucaristia solene, celebrada no Recinto de Oração. Pelas 14h, tem início um hora de reparação ao Imaculado Coração de Maria, na Capelinha. Às 17h30, há Vésperas cantadas na basílica.
a Imaculada Conceição é um dogma, segundo o qual a concepção da Virgem Maria foi sem mancha ( mácula em latim) do pecado original. E que viveu uma vida completamente livre de pecado. a Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus a 8 de Dezembro de 1854.