39 mulheres foram assassinadas por violência doméstica, em 2010, em Portugal
39 mulheres foram assassinadas por violência doméstica, em 2010, em PortugalOs números constam de um relatório do Observatório das Mulheres assassinadas da União de Mulheres alternativa e Resposta (UMaR). Foram mais 10 que em 2009, segundo os dados divulgados. as tentativas de homicídio subiram para 37, contra as 28 no ano anterior, afirmou Maria José Magalhães, citada pela aFP, adiantando que estes dados são provisórios.
Em muitos casos existiam antecedentes de violência doméstica e decorriam processos-crime. 64 por cento do total de vítimas foram assassinadas pela pessoa com quem mantinham uma relação, seguindo-se o grupo daqueles de quem elas já se tinham separado, ou mesmo obtido o divórcio (20 por cento). além das 39 mulheres foram assassinadas mais 11 pessoas, outros familiares das vítimas.
Face a estes números, a UMaR defende a necessidade de reforçar as medidas de policiamento, avaliação de risco e aplicação de medidas de coação, de modo a preservar a segurança e protecção das vítimas.
Em 1999, as Nações Unidas designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia internacional para a eliminação da violência contra a mulher. antes disso, a data era já assinalada pelo Movimento internacional de mulheres. a data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.