Dário Pedroso falou sobre a castidade aos participantes das jornadas de oração e reflexão sobre a beata. a pastorinha é um «modelo» de vida no mundo actual
Dário Pedroso falou sobre a castidade aos participantes das jornadas de oração e reflexão sobre a beata. a pastorinha é um «modelo» de vida no mundo actualJacinta pura de corpo e alma foi o último tema das jornadas que decorreram, em Fátima. Hoje é difícil falar de castidade, começou por admitir Dário Pedroso, aos presentes. a castidade, definida como a abstinência voluntária de actos sexuais, e a virgindade até ao casamento são valores que grande parte das pessoas já não segue. É neste mundo que a pastorinha tem que ser modelo para a nossa vida, defendeu o sacerdote.
Jacinta era uma apaixonada por Jesus e quando se tem Deus no coração é mais fácil ser casto, lembrou o orador. apesar de ser criança, a pastorinha condenava conversas e até o uso de roupas menos apropriadas. É necessário ajudar os petizes e adolescentes a entender a importância da matéria. É preciso perceber o valor da pessoa humana e do seu corpo, defendeu o jesuíta.
Dário Pedroso lembrou ainda o problema da pedofilia como um cancro da humanidade. a castidade é uma questão que tem de ser bem pensada, lembrou aos participantes do encontro. Não se deixar levar pela luxúria, insistiu. Mas, também é verdade que, hoje, encontramos muitos jovens que querem levar a castidade a sério, constata com alegria.