Bento XVI pediu a libertação da paquistanesa asia Bibi, cristã de 45 anos condenada à morte sob a acusação de blasfémia
Bento XVI pediu a libertação da paquistanesa asia Bibi, cristã de 45 anos condenada à morte sob a acusação de blasfémiaDe modo particular, hoje, manifesto a minha proximidade espiritual à senhora asia Bibi e aos seus familiares, e peço para que, quanto antes, lhe seja restituída a plena liberdade, afirmou o Pontífice. asia Bibi, mãe de cinco filhos, foi condenada à morte no dia 11 de Novembro por um tribunal de Nankana, distrito da província central de Punjab, a 75 km de Lahore, capital cultural do país.
O Papa falou ainda, na audiência-geral das quartas-feiras, da difícil situação dos cristãos no Paquistão, muitas vezes vítimas de violência ou discriminação. aos 30 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro, disse ainda rezar por todos aqueles que se encontram em situações análogas, para que a sua dignidade humana e os seus direitos fundamentais sejam plenamente respeitados.
Recentemente, o bispo de Islamabad apelou ao fim da lei contra a blasfémia, no Paquistão. Trata-se de uma verdadeira vergonha, disse Rufin anthony. Segundo associações de defesa dos direitos humanos, é a primeira vez que uma mulher é condenada à morte por blasfémia no Paquistão.
O caso remonta a Junho de 2009, quando mulheres muçulmanas que trabalhavam com asia Bibi visitaram um responsável religioso e acusaram a cristã de proferir blasfémias contra o profeta Maomé. Várias organizações não governamentais do Paquistão estão a reunir assinaturas para revogar a condenação à morte, juntando-se a instituições católicas.