Se é certo que o futebol está na origem de frequentes desacatos entre clubes rivais, este desporto é também a esperança de muitos jovens desfavorecidos nos vários continentes
Se é certo que o futebol está na origem de frequentes desacatos entre clubes rivais, este desporto é também a esperança de muitos jovens desfavorecidos nos vários continentesMultiplicam-se pelo mundo iniciativas que mostram como o futebol pode mudar a vida das pessoas. Escolas para crianças desfavorecidas, que lhes oferece a possibilidade de um futuro melhor; programas que recorrem ao futebol para promover a paz em zonas de conflito armado, entre outras acções.
No futebol de rua, as regras são definidas pelos jogadores. acima de tudo, interessa jogar. Crianças de bairros afectados pela violência do tráfico de droga melhoram a sua auto-estima. O mais importante é a relação que se cria entre os jovens, a alegria do jogo, e o facto de eles se avaliarem a si próprios para decidirem os pontos, diz Pablo Hewstone arqueros, treinador de futebol de rua em Santiago, no Chile, citado pela revista IM Magazine.
Embora não haja dados precisos sobre o surgimento do futebol no mundo, estima-se que as primeiras manifestações deste desporto tenham surgido na China, por volta de 3. 000 anos antes de Cristo. Contudo, o futebol moderno tem as suas origens na Grã-Bretanha em meados do século XIX, tendo-se fundido numa fase inicial com outro desporto actual: o rugby.