O mês de Outubro oferece a oportunidade de renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às actividades pastorais um amplo fôlego missionário
O mês de Outubro oferece a oportunidade de renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às actividades pastorais um amplo fôlego missionárioTodos os fiéis, quando foram baptizados receberam o mandato missionário. a consciência do chamamento a proclamar o Evangelho estimula não apenas o fiel individual, mas todas as comunidades diocesanas e paroquiais a uma renovação integral e a se abrir cada vez mais à cooperação missionária entre as Igrejas, para promover o anúncio do Evangelho no coração de toda a pessoa, de todo o povo, cultura, raça, nacionalidade, em qualquer nível, defende o Papa na sua mensagem.
Neste dia, particularmente, em que o olhar do coração se dilata sobre o imenso espaço da missão, sentimo-nos todos protagonistas do empenho da Igreja em anunciar o Evangelho, salienta o Pontífice. O impulso missionário sempre foi sinal de vitalidade para nossas Igrejas e a sua cooperação é testemunho singular de unidade, fraternidade e solidariedade, que a torna credível anunciadora do amor que salva, explica o Santo Padre.
Bento XVI exprime com carinho especial, o meu reconhecimento aos missionários e missionárias, que testemunham nos lugares mais distantes e difíceis, muitas vezes com a vida, o advento do Reino de Deus. Eles representam a vanguarda do anúncio do Evangelho, assinala o bispo de Roma. a todos, o bispo de Roma renovou o convite à oração e, apesar das dificuldades económicas, ao empenho na ajuda fraterna e concreta no sustento das Igrejas jovens. Um gesto de amor e de partilha que servirá para apoiar a formação de sacerdotes, seminaristas e catequistas nas mais longínquas terras de missão e encorajará as jovens comunidades eclesiais.
Missão: comunhão e partilha é o tema principal da jornada missionária deste ano assente na mensagem de Bento XVI para o 84º Dia mundial das missões: a construção da comunhão eclesial é a chave da missão.