Nicolas Kluiters incutiu o Espírito de solidariedade numa localidade do norte do Líbano. Encontrado morto em 1985, o fruto do seu trabalho ainda hoje é visível
Nicolas Kluiters incutiu o Espírito de solidariedade numa localidade do norte do Líbano. Encontrado morto em 1985, o fruto do seu trabalho ainda hoje é visívelBarqaera uma vila do norte do Líbano, ignorada durante muito tempo pela administração central do país. a chegada de um padre jesuíta holandês transformou a região. Inicialmente encarado com desconfiança, Nicolas Kluiters, acabou por ser apreciado e amado por todos. O sacerdote chega em 1978, em plena guerra, mas consegue fazer com que a localidade fechada adquire um espírito de solidariedade, apego à terra, e com mostras de desenvolvimento. O jesuíta acaba por ser raptado e encontrado morto em 1985. No entanto, as sementes do seu trabalho irão dar fruto, lembra a revista francesa,Courrier Internacional.
a única forma de vingar a sua morte era dar continuidade às suas acções e desenvolvermo-nos a todos os níveis, afirmou um ancião. Entre outros projectos, destaca-se a instituição de um colégio, um dispensário que funciona como um hospital e um atelier de costura onde trabalham cerca de 30 mulheres. Existe ainda, em funcionamento há 20 anos, uma colónia de férias, cuja função é transmitir o espírito de solidariedade aos jovens. Projectos iniciados pelo padre Nicolas Kluiters. Na maioria das casas e estabelecimentos, encontra-se um retrato do sacerdote.