Paul Tergat está grato por ter tido a hipótese de uma brilhante carreira no atletismo. Graças ao programa de merenda escolar gratuita
Paul Tergat está grato por ter tido a hipótese de uma brilhante carreira no atletismo. Graças ao programa de merenda escolar gratuitaCresceu no Quénia rural, com muito pouco para comer. Frequentar a escola era um desafio diário. aos oito anos, o Programa alimentar Mundial (PaM) mudou a sua vida, ao dar-lhe uma merenda escolar gratuita. Hoje, aos 41 anos, Paul Tergat está grato às Nações Unidas por isso.
aquele acto simples, de ajuda, colocou-o na pista para uma brilhante carreira no atletismo. É hoje campeão olímpico, mundial e detentor de um recorde mundial na modalidade.
O PaM começou a distribuir merendas escolares gratuitas no distrito onde vivia Tergat, em 1977, dando-lhe um incentivo para ir para a escola e a energia para fazer a caminhada diária de cinco quilómetros entre a casa e a sala de aulas, no vale do Rift, no Quénia.
Hoje, Tergat é embaixador do PaM contra a fome, e recorda que podia ter saído da escola, como muitos dos seus colegas, ficando sem educação e a oportunidade de cultivar o seu talento desportivo, se não fosse o programa de merenda escolar. Na hora que estava pronto para ir à escola, muitas das crianças da minha região não o puderam fazer. Saíram para procurarem algo para comer. De onde eu venho, é tudo muito seco e rochoso, recordou Tergat.