Palavras realçadas pelo orador, José antunes, e que estão entre as «mais importantes» da carta pastoral. Viver e integrar na vida concreta a visão que transparece é o grande desafio
Palavras realçadas pelo orador, José antunes, e que estão entre as «mais importantes» da carta pastoral. Viver e integrar na vida concreta a visão que transparece é o grande desafioDois sacerdotes e uma religiosa debruçaram-se sobre a Carta Pastoral Como Eu vos fiz, fazei vós também: Para um rosto missionário da Igreja em Portugal . Lurdes Farinha Alves, do instituto dasIrmãs Franciscanas Missionárias de Maria, e José antunes, da congregação doVerbo Divino, realçaram as linhas de força do documento. Manuel augusto, missionário comboniano, apontou desafios para o futuro.
Entre os pontos realçados pela religiosa está a consciência de que o Evangelho é cada vez menos conhecido. Ninguém ama aquilo que desconhece. E portanto, é necessária uma nova cultura de Evangelização. Outro ponto: a proclamação da Boa Nova como o melhor e primeiro serviço que a Igreja é chamada a prestar. a força do testemunho é a única capaz de lhe dar credibilidade.
José antunes destaca uma citação da carta que considera ser fundamental. aquilo que fascina é sobretudo o encontro com pessoas crentes que pela sua fé atrai para a graça de Cristo dando o testemunho delas. Não é preciso fazer muitas coisas; importa sim o entusiasmo pela beleza da nossa fé, lembrou aos presentes.
Por fim, Manuel augusto, director da revista missionária além-Mar, falou sobre os desafios. O maior de todos é viver e integrar na vida concreta a visão que transparece da carta, considerou, o sacerdote. a relação da Igreja localcom osinstitutos e obras missionárias, a integração e interligação das várias dimensões da missão e dos seus protagonistas e o apuramento das metodologias são aspectos que constituem desafios para o futuro.