à «ditadura do relativismo», o Papa contrapõe com a necessidade de «evangelizar a cultura». Palavras de Bento XVI na primeira Eucaristia em solo britânico
à «ditadura do relativismo», o Papa contrapõe com a necessidade de «evangelizar a cultura». Palavras de Bento XVI na primeira Eucaristia em solo britânicoCem mil pessoas ouviram o Santo Padre criticar o laicismo que impera na sociedade britânica, e pediu aos católicos que impulsionem no foro público os argumentos promovidos pela sabedoria e pela visão da fé. Na homilia, o Pontífice lembrou que hoje em dia, alguns tentam excluir as crenças religiosas da esfera pública, relegá-las ao privado, alegando que são uma ameaça para a igualdade e liberdade. Mas, na verdade, a religião é uma garantia de autêntica liberdade e respeito, levando-nos a encarar cada pessoa como um irmão ou irmã, disse.
O Santo Padre defendeu que a sociedade actual precisa de vozes claras que proponham nosso direito a viver, não numa selva de liberdades auto-destrutivas e arbitrárias, mas uma sociedade que trabalhe pelo verdadeiro bem-estar de seus cidadãos, num apelo especial aos leigos. Referindo-se à visita papal do seu antecessor em 1982 (onde no mesmo local João Paulo II congregou 300 mil pessoas), Bento XVI fez o mesmo apelo: que os católicos da Escócia colaborem de mãos dadas, com os outros cristãos escoceses. Também eu vos encorajo a rezar e actuar com eles, na construção de um futuro melhor para a Escócia, assente na nossa comum herança cristã.