Há mais de 500 anos que um Papa não efectuava uma visita oficial ao Reino Unido. No país, apenas 9 por cento da população é católica
Há mais de 500 anos que um Papa não efectuava uma visita oficial ao Reino Unido. No país, apenas 9 por cento da população é católicaBento XVI chegou a Edimburgo, Escócia, onde foi recebido no aeroporto pelo príncipe Filipe, tal como foi anunciado. a visita do Papa ao Reino Unido é histórica: é a primeira em mais de 500 anos. a ruptura entre Inglaterra e Roma deu-se com a autoproclamação de Henrique VIII como chefe da Igreja no país, no século XVI. O último Papa a estar em terras anglicanas foi João Paulo II, durante uma visita pastoral, efectuada em 1982.
Os católicos britânicos representam, hoje, apenas 9 por cento da população, sendo a maioria de comunhão anglicana. Na Inglaterra encontram-se cerca de 25 milhões de anglicanos; no resto do mundo, são 77 milhões, informa o jornal Le Monde. De acordo com sondagens, divulgadas na comunicação social, grande parte da população, cerca de 80 por cento, mostra-se indiferente à visita de Bento XVI. Um dos assuntos mais polémicos é a questão da pedofilia. Segundo alguns meios de informação, o Papa deverá encontrar-se com algumas vítimas durante a visita.