aproxima-se um período decisivo para o país americano. a 28 de Novembro, os haitianos escolhem um novo líder: a pessoa que vai dirigir a reconstrução do país
aproxima-se um período decisivo para o país americano. a 28 de Novembro, os haitianos escolhem um novo líder: a pessoa que vai dirigir a reconstrução do paísO Estado Haitiano enfrenta vários desafios: organizar as eleições, manter a organização dentro dos campos de deslocados, recolocar os desabrigados e reconstruir as estruturas danificadas. Perante este cenário, a escolha de um novo líder para o país é uma etapa fundamental, lembra Edmond Mulet, máximo representante das Nações Unidas (ONU), no Haiti.
as eleições vão nomear as pessoas que vão dirigir o Estado neste processo de reconstrução, nos próximos cinco anos. Devem ser credíveis e legítimas. Deve encorajar-se o maior número de pessoas a participar no escrutínio de 28 de Novembro, defende.organizações internacionais, como a missão da ONU (MINUSTaH) e a Organização dos Estados americanos, vão estar presentes para apoiar o processo eleitoral e assegurar a sua viabilidade.
Os números oficiais apontam para 1,3 milhões de haitianos deslocados. O regresso às suas zonas de origem decorre de forma lenta. a reconstrução de estruturas é travada devido à presença de escombros. Os apoios internacionais prometidos depois da catástrofe tardam em chegar.