a maioria das crianças dos grupos nómadas da Nigéria não é escolarizada devido ao seu estilo de vida. Professores e governo tentam ultrapassar as barreiras de forma original
a maioria das crianças dos grupos nómadas da Nigéria não é escolarizada devido ao seu estilo de vida. Professores e governo tentam ultrapassar as barreiras de forma originalNo estado de Kaduna, a norte do país, a Comissão Nacional para a Educação dos Nómadas procura adaptar os métodos de ensino às comunidades. O objectivo é que as crianças e jovens nómadas possam ser escolarizados sem deixarem de viver da mesma forma. Os livros escolares são traduzidos e os professores acompanham os alunos nas suas deslocações. Há também várias escolas a funcionar ao longo das terras ocupadas pelos nómadas: 2. 200 em todo o país, revela o jornal afrik.com.
Os nómadas dividem-se em três grupos: criadores de gado, pescadores e agricultores. Estudar pode fazer toda a diferença. actualmente, muitos são obrigados a abandonaros seus hábitos efixarem-se numacidade. Lá, aceitam todo o tipo de trabalho, mas têm muitas dificuldades em adaptar-se a uma mudança tão radical. Jovens não escolarizados acabam por cair na delinquência com mais facilidade.