Resolução censura a Política francesa e intima a França, assim como outros países europeus, a “suspender imediatamente as expulsões de cidadãos ciganos”
Resolução censura a Política francesa e intima a França, assim como outros países europeus, a “suspender imediatamente as expulsões de cidadãos ciganos”apresentado pelo centro-esquerda, o texto passou com 337 votos a favor, 245 contra e 51 abstenções. a votação tem apenas valor político, pois o Parlamento não tem poderes para alterar o comportamento do governo francês.compete à Comissão Europeia decidir, a partir da resolução, se abrir um processo de infracção a cargo do governo de Paris.
O texto aprovado exprime viva preocupação pelas medidas adoptadas por Paris e por outros países da União para com os membros da comunidade cigana romena e de nómadas, medidas essas que prevêem a expulsão. O documento sublinha também que em base aos tratados, o direito de todos os cidadãos da União e dos seus familiares a circular e permanecer livremente em todo o seu território constitui um pilar fundamental da cidadania da União.