Um dos principais problemas dos Índios da américa Latina. apesar de protestaram, continuam a sofrer com a exploração dos bens naturais dos seus territórios
Um dos principais problemas dos Índios da américa Latina. apesar de protestaram, continuam a sofrer com a exploração dos bens naturais dos seus territóriosDe 18 a 20 de Novembro, realiza-se na capital do Peru, Lima, o Fórum dos Povos Indígenas sob o tema, Mineração, alterações climáticas e bem viver. O evento será uma oportunidade para debater importantes questões da vida das comunidades aborígenes. Será dado especial enfoque à actividade mineira e os danos ambientais que dela resultam e ameaçam a sobrevivência dos índios.
a invasão dos territórios indígenas por empresas que tenham por objectivo explorar os recursos naturais é um dos grandes problemas dos índios. Estudos indicam que 90 por cento dos que vivem na américa Latina se dividem por cinco países: Guatemala, México, Peru, Bolívia e Equador. E é nesses mesmos que se verifica uma expansão desenfreada da actividade mineira, revela a agência adital.
Na convocatória para o Fórum, entidades em defesa dos direitos dos povos indígenas, lembram que a expansão [da mineração] está amparada por políticas de Estado que dão prioridade ao crescimento económico sobre a base da extracção dos recursos naturais e as exportações. acrescentam ainda: Na execução destas políticas, os estados não cumprem a obrigação de consultar os povos indígenas antes de aprovar o início das actividades mineirasnos seus territórios.