«O asilo é cada vez mais difícil nos países ocidentais», lamentou antónio Guterres. De visita a um campo de refugiados no Quénia, lamentou as normas restritivas adoptadas
«O asilo é cada vez mais difícil nos países ocidentais», lamentou antónio Guterres. De visita a um campo de refugiados no Quénia, lamentou as normas restritivas adoptadasO alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, antónio Guterres, lançou um apelo em defesa dos cidadãos da Somália que fogem da violência da guerra civil. O asilo é cada vez mais difícil nos países ocidentais, o acesso é cada vez mais restrito para os refugiados, em particular para os somalis, afirmou, no Quénia, segundo a agência missionária, MISNa.
De visita ao campo de refugiados de Kakuma, no noroeste do país, elogiou o acolhimento de inúmeros civis somalis. É bom ver um país como o Quénia capaz de proteger tantos refugiados. Mas, o mesmo não acontece no resto do mundo, lamentou, lembrando as restrições adoptadas pelos países ricos em matéria de migração.
antónio Guterres deverá visitar ainda o campo sobrelotado de refugiados de Dadaab, perto da fronteira com a Somália.com capacidade para abrigar 90 mil refugiados, acolhe, actualmente, perto de 300 mil pessoas. Dados revelados pelo aCNUR (alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) apontam para a presença de 614 mil refugiados somalis recenseados, por todo o mundo. Dentro do país, registam-se 1. 4 milhão de deslocados.