Mais de 800 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever, sendo que mais de metade são mulheres. a educação é fundamental para a sua autonomia
Mais de 800 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever, sendo que mais de metade são mulheres. a educação é fundamental para a sua autonomiaO investimento na alfabetização das mulheres tem tido excelentes resultados. Melhora os meios de subsistência, tem influências benéficas sobre a saúde materna e infantil e favorece o acesso das raparigas à educação. Irina Bokova, directora geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), refere em declaração alguns aspectos positivos da alfabetização, ao nível do desenvolvimento.
Hoje, 8 de Setembro, celebra-se o Dia Mundial da alfabetização, sob o tema a alfabetização e autonomização das mulheres. a jornada será marcada pelo lançamento de uma rede de saber e inovação, uma plataforma de troca de informação e experiência para professores e investigadores. Serão também entregues os prémios internacionais para a alfabetização 2010, em Paris.
Em todo o mundo, há cerca de 870 milhões de adultos analfabetos. Mais de metade são mulheres. Em Portugal, nove em cada 100 portugueses não sabe ler nem escrever; a grande maioria são idosos e vivem no interior do país.