as inundações marcaram a diferença entre pobres e ricos. Águas desviadas e desigualdades na distribuição da ajuda afectam camponeses e agricultores
as inundações marcaram a diferença entre pobres e ricos. Águas desviadas e desigualdades na distribuição da ajuda afectam camponeses e agricultores a sociedade civil paquistanesa ergue-se contra os abusos cometidos por proprietários fundiários sobre pequenos camponeses. a comunicação social e até políticos paquistaneses juntam-se na denúncia de uma situação que fez milhões de deslocados. Durante as inundações, grandes proprietários construíram barragens para desviar as águas e assim salvar os seus terrenos. as áreas ocupadas por pequenos agricultores e pobres camponeses ficaram inundadas. Milhões tiveram de se deslocar, revela a agência Fides.
Essas águas desviadas, em detrimento dos pobres, é um fenómeno que causou grande perplexidade e indignação na opinião pública. Os grandes proprietários pensaram em salvar as suas terras, construção, estruturas de canalização, sem se interessarem pelas consequências, confirma Mehdi Hasan, jornalista. Muitas das vítimas pertencem às minorias cristãs e hindus.
Outra injustiça é denunciada pela Comissão para os Direitos Humanos do Paquistão: a discriminação nas ajudasà população em detrimento das minorias religiosas. O problema ocorre quando as ajudas passam por meio de associações caritativas de matriz islâmica fundamentalista, explica. É urgente rever o sistema educacional do Paquistão e a formação das jovens gerações sob a bandeira dos valores da laicidade, da democracia, respeito, liberdade religiosa, defende.