a vida retoma o seu curso nas cidades mais afectadas pelas manifestações, Maputo e Matola. abastecimento de produtos de primeira necessidade é a prioridade
a vida retoma o seu curso nas cidades mais afectadas pelas manifestações, Maputo e Matola. abastecimento de produtos de primeira necessidade é a prioridadeVoltou a calma, mas há marcas que ficaram, relata o jornal O País, hoje, 6 de Setembro. Sexta e sábado, os militares deram início às acções de limpeza na capital, Maputo, e na Matola. Por todo o lado, ainda há marcas bem visíveis dos protestos populares em relação ao aumento do custo de vida: semáforos caídos, asfalto queimado, pneus em cinzas.
apesar disso, no fim-de-semana, a vida retomou o seu curso normal, em ambas as cidades. Os poucos estabelecimentos abertos registaram longas filas: cidadãos que procuravam bens essenciais, como o pão. alguns bairros ficaram sem acesso à água durante os dois dias de manifestações. Os fontanários púbicos acabaram por ser o único recurso para muitos.
Em entrevista, o ministro da Indústria e Comércio, antónio Fernando, declarou que a preocupação actual do governo é restabelecer o comércio nas suas diversas vertentes. Repare que alguns produtos como o arroz e o trigo, as fábricas estão aqui em Maputo, então é preciso criar condições para que o abastecimento desses produtos volte ao ritmo normal. a responsabilização pelos danos dos protestos é uma questão a resolver, mais tarde.