Francisco Ximoio pede para rezar pelos moçambicanos para que os confrontos terminem depressa. a situação em Maputo permanece ainda tensa e confusa
Francisco Ximoio pede para rezar pelos moçambicanos para que os confrontos terminem depressa. a situação em Maputo permanece ainda tensa e confusaRezem por nós. Para que esta situação tenha um desfecho rápido, apelou o bispo à agência Lusa. apelo para que a comunidade se lembre de nós nas suas orações.com ânimos agitados, não é possível escutar a mensagem que tentamos dar, acrescentou o prelado. Francisco Ximoio disse, pelo telefone, que continua a haver tiros, continuam as barricadas, a queimar pneus e a meterem pedras e paus nas estradas dos arredores de Maputo.
a situação não está fácil, admitiu o arcebispo. a manifestação de ontem [quarta feira] ainda continua, apesar dos apelos à calma. as estradas de acesso à capital moçambicana continuam intransitáveis, impedindo também que se saia de Maputo.
O próprio arcebispo deveria participar numa reunião, na Beira, mas não consegue sair porque as estradas estão cheias de pneus a arder. Francisco Ximoio relatou que os alimentos ainda não escasseiam na capital, mas as lojas estão fechadas. Quem não comprou anteontem [terça feira], não tem possibilidades de comprar.
O aumento do preço dos bens essenciais provocou uma onda de protestos em Maputo, dando origem a confrontos com a polícia. Daí resultaram 10 mortos e 50 feridos, segundo alguns meios de comunicação social de Moçambique.