O número de mulheres a candidatar-se às eleições legislativas aumentou 22 por cento desde 2005. São mais de 400 e constituem o alvo favorito das ameaças talibã
O número de mulheres a candidatar-se às eleições legislativas aumentou 22 por cento desde 2005. São mais de 400 e constituem o alvo favorito das ameaças talibã a 18 de Setembro, decorrem as eleições legislativas do afeganistão. a tensão aumenta assim como a violência. as mulheres, com uma forte presença neste escrutínio, são o alvo predilecto das ameaças e ataques talibãs. Cinco homens, integrantes da equipa da candidata Fawzya Galani, foram encontrados mortos, anunciou a polícia, ontem, 29 de agosto. O movimento islamita extremista [talibã] reivindicou o rapto dos homens mas não a sua execução.
O número de mulheres, candidatas, aumentou 22 por cento em relação a 2005. Há cinco anos atrás, eram 328; em 2010, são 406. Pelas ruas da capital, Cabul, grande parte dos cartazes das candidatasestãorasgados ou riscados. Nas províncias, a situação não é melhor. Uma candidata da província de Ghor, no centro oeste, foi obrigada a abandonar a campanha e a refugiar-se na capital, revela o jornal, Le Monde.
Nove em cada dez ameaças aos candidatos visam mulheres, revela um relatório de uma organizaçãode associações de sociedade civilafegã. Nas províncias mais afastadas, a campanha das mulheres tem pouca visibilidade; queixam-se da indiferença do governo face às ameaças de que são alvo, denuncia o mesmo documento. Mais, o governo tinha prometido dois guarda-costas a cada candidata, o que não se verificou.