Bento XVI lembrou com “afecto particular” os mineiros presos na jazida de San José, no Chile. Pediu-lhes serenidade enquanto esperam o resgate
Bento XVI lembrou com “afecto particular” os mineiros presos na jazida de San José, no Chile. Pediu-lhes serenidade enquanto esperam o resgateEm língua espanhola, após o ângelus dominical, o Santo Padre assegurou a sua proximidade espiritual e as suas corações para os mineiros que se encontram na mina de Copiapo, norte do Chile, e suas famílias. Pediu-lhes serenidade na expectativa de uma feliz conclusão dos trabalhos que estão a ser efectuados para se chegar ao seu resgate. Desde 5 de agosto, 33 mineiros estão soterrados a 700 metros de profundidade e os trabalhos de resgate poderão durar meses.
O Pontífice pediu aos fiéis para olharem para Cristo como modelo de humildade e de gratuidade. aos milhares de pessoas presentes em Castel Gandolfo, Bento XVI comentou a parábola na qual Jesus , convida, num banquete de núpcias a sentar-se no ultimo lugar. O que pode significar a condição da humanidade degradada pelo pecado, condição da qual somente a incarnação do Filho unigénito a pode levantar. O Santo Padre apontou que, de Jesus aprendemos a paciência nas tentações, a mansidão nas ofensas, a obediência a Deus na dor.
O Papa recordou que a 1 de Setembro se celebra na Itália a jornada para a salvaguarda da criação, promovida pela Conferência Episcopal Italiana. Temos o dever de entregar a terra ás novas gerações num estado tal que também elas possam habitá-la dignamente e a possam conservar ulteriormente, afirmou.