O resultado de uma semana de formação é bastante positivo. Mais confiança, bases mais fortificadas para seguir em missão e a alegria da partilha é o que os alunos levam consigo
O resultado de uma semana de formação é bastante positivo. Mais confiança, bases mais fortificadas para seguir em missão e a alegria da partilha é o que os alunos levam consigoEste curso veio fazer com que eu mergulhasse no essencial: não ser só admiradora de Jesus Cristo, mas uma verdadeira discípula, afirma Helena Silva. a finalista, religiosa da congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, explica que a formação lhe trouxe algumas respostas. Em particular, delimitou claramente a verdadeira dimensão da missão. Conhecimentos essencialmente teóricos mas que poderá aplicar brevemente em angola, para onde deve partir em missão.
Fidel Falho, outro formando, considera que a semana de formação foi muito importante. Encontra-se a viver, em Portugal, há ano e meio. O rapaz asiático diz ter ganho mais forças com o curso. Vim cá como uma criança que não sabia nada. aprendi muita coisa. É uma riqueza para mim, diz.
Sinto, às vezes, que não sou capaz e agora sei o que é a missão. ajudou-me muito e deu-me mais confiança. Somo capazes, com o mesmo coração e a mesma inteligência’ como dizia dom antónio Couto [bispo auxiliar de Braga]. Conclui: aqui a Europa pode ser um lugar para a missão. E eu como venho da Ásia, da Indonésia, sinto-me como um missionário. Eu posso fazer alguma coisa pelos europeus, afirma o jovem.
O último dia do curso de missiologia contou com uma avaliação dos participantes e dos organizadores. Concluiu-se com a uma eucaristia, presidida por Manuel Durães Barbosa, director da Obras Missionárias Pontifícias, e a entrega dos diplomas aos sete finalistas do curso bienal.