“Juntos para vencer a violência entre religiões diversas” é o tema da mensagem dirigida aos muçulmanos por ocasião do encerramento do Ramadão
“Juntos para vencer a violência entre religiões diversas” é o tema da mensagem dirigida aos muçulmanos por ocasião do encerramento do Ramadãoassinado pelo cardeal Jean-Louis Tauran, o texto dirige um apelo às autoridades civis e religiosas para oferecerem o próprio contributo para pôr fim à violência entre fiéis de diferentes religiões. O presidente do Conselho Pontifício para o diálogo interreligioso apela às autoridades civis para que façam valer a superioridade do direito, garantindo uma verdadeira justiça que pare os autores e promotores da violência.
Não se pode não constatar que o tema sugerido é infelizmente de grande actualidade, ao menos em algumas regiões do mundo, lê-se na mensagem. O texto aponta algumas causas desta violência: Podem-se indicar a manipulação da religião para fins políticos ou de outro género, a discriminação em base à etnia ou identidade religiosa, as divisões e tensões sociais. O documento acrescenta: a ignorância, a pobreza, o sub-desenvolvimento, a injustiça são igualmente fonte directa ou indirecta de violência não apenas entre comunidades religiosas, mas também no seu interior.
abrir os nossos corações ao perdão recíproco e à reconciliação para uma convivência pacífica e frutuosa é uma das recomendações da mensagem. O texto exorta ainda a formação ao respeito, ao diálogo e à fraternidade nos vários espaços formativos: casa, escola, igrejas e mesquitas. a mensagem conclui desejando que estas considerações, assim como as reacções que suscitarão entre vós e nas conversas com os vossos amigos cristãos possam contribuir para o prosseguimento de um diálogo sempre mais respeitador e sereno.
O Ramadão iniciou a 11 de agosto e prolonga-se até 9 de Setembro.comemora o mês em que foi revelado o alcorão. Quem de vós presenciar o novilúnio desse mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará depois o mesmo número de dias. allah deseja-vos a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por vos ter orientado