apesar dos progressos na saúde, nutrição e educação, cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes na Bolívia estão em situação de risco
apesar dos progressos na saúde, nutrição e educação, cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes na Bolívia estão em situação de riscoO relatório da organização das Nações Unidas para a infância (UNICEF) refere que mais de 850 mil crianças e adolescentes bolivianos trabalham, muitas em condições perigosas ou de exploração. Os menores entre os 5 e os 14 anos da Bolívia são cerca de 4,5 milhões, ou seja, 47 por cento dos quase dez milhões de habitantes do país. além destas crianças e adolescentes trabalhadores, a UNICEF destaca que seis em cada dez menores vivem com necessidades básicas por satisfazer. Entre os menores indígenas, os dados são mais preocupantes. Nove em cada dez vivem abaixo do limiar de pobreza.
O relatório sublinha que a pobreza, a discriminação, a violência, os maus-tratos e o trabalho infantil são factores que violam os direitos das crianças. Não obstante os progressos registados nos últimos anos, em termos de saúde, nutrição e educação, seis mil crianças vivem nas ruas, duas mil em prisões como acompanhantes dos seus pais ou familiares, mais de 32 mil estão em orfanatos estatais ou privados e duas em cada dez crianças são objecto de maus tratos ou violência em orfanatos ou nas escolas. Refira-se que a população da Bolívia, como de outros países da américa Latina, considera normal ver crianças a mendigar nas ruas ou a trabalhar. Esta situação deriva da falta de políticas de protecção aos menores.