Diálogo e respeito são duas palavras-chave neste processo. Consiste em fazer a missão no respeito pelas culturas, explicou frei José Nunes, no curso de missiologia
Diálogo e respeito são duas palavras-chave neste processo. Consiste em fazer a missão no respeito pelas culturas, explicou frei José Nunes, no curso de missiologia a inculturação exige que a missão aconteça no diálogo e respeito pelas culturas dos outros povos. Em 1978, Pedro arrupe, Superior-geraldos Jesuítas, elaborou uma definição do conceito, referência nesta matéria. Para ele significava a incarnação da vida e mensagem cristã numa área cultural concreta, de tal modo que esta experiência não só chega a expressar-se com os elementos próprios da cultura em questão, mas que se converta num princípio inspirador, normativo e unificante que transforma e recria esta cultura, dando origem a uma nova criação.
Por sua vez, a cultura é vista sob dois pontos de vistas gerais: o humanista – civilizacional e o das ciências sociais. O primeiro consiste no cultivo das capacidades humanas, mas há o perigo de se tornar elitista.com efeito, pode acabar por excluir pessoas que não tenham tido acesso à educação, escolaridade. E existem pessoas sem estudos mas com grande cultura, lembrou o orador. Do ponto de vista das ciências sociais, encara-se a cultura como o modo de vida de um povo, valorizando-se o conhecimento transmitido de geração em geração.