a «espiritualidade do êxodo» é uma caracterí­stica importante da missão: o missionário tem de sair para ir ao encontro das pessoas. O importante é que conheçam Jesus, destacou o orador
a «espiritualidade do êxodo» é uma caracterí­stica importante da missão: o missionário tem de sair para ir ao encontro das pessoas. O importante é que conheçam Jesus, destacou o oradorTodos estão sujeitos à evangelização, mas em graus diferentes, começou por explicar frei José Nunes. Todos precisamos de ser evangelizados até ao fim das nossas vidas, afirmou o orador do curso de missiologia. Trata-se portanto de aprofundar a fé. O tema geral deste segundo dia de formação é a Evangelização e as culturas: os desafios da inculturação.
No processo de evangelização, destacam-se três grupos importantes: as comunidades cristãs; os grupos de baptizados que não conhecem o Evangelho, a chamada Nova evangelização; as pessoas que vivem em lugares onde Cristo não é conhecido, uma realidade integrada na missão ad gentes.
Na actividade missionária, realçam-se três pontos essenciais. a referência ao negativo, pois a missão ad gentes destina-se ao não cristão, ao não baptizado, explicou José Nunes. a espiritualidade do êxodo, o partir: o missionário tem de sair para contactar com as pessoas, ao contrário das dioceses em queelas vão à missa. Por fim, o anúncio explícito de Jesus Cristo às pessoas que não o conhecem.
a finalidade da missão é a conversão e entrada na Igreja através do baptismo. O importante não é as pessoas gostarem dos missionários, mas sim conhecerem Jesus Cristo, afirmou ainda.