Milhares de cidadãos da Mauritânia mobilizaram-se para responder a um apelo do governo. Num dia, plantaram 200 mil arbustos para combater o avanço do deserto
Milhares de cidadãos da Mauritânia mobilizaram-se para responder a um apelo do governo. Num dia, plantaram 200 mil arbustos para combater o avanço do deserto a cidade de Nouakchott está ameaçada pelas areias do deserto. Lançada pelo chefe de Estado, Mohamed Ould abdel aziz, a operação mobilizou membros do governo, da sociedade civil e cidadãos anónimos. Terão participado 20 mil pessoas.
a operação faz parte de um programa especial para a protecção da cidade contra a progressão das areias e as investidas do mar. Prevê a plantação de um milhão de arbustos em dois mil hectares de terreno, em quatro anos. Nouakchott é uma cidade costeira, construída no meio da areia, ameaçada pelo avanço do mar e das dunas.
Com o custo de 10 milhões de euros, o lançamento do programa contou com a ajuda das chuvas que caíram sobre a capital mauritana e arredores, durante vários dias. Os arbustos plantados continuarão a ser regados até ganharem raiz.