425 cidadãos estrangeiros foram expulsos de Portugal, no primeiro semestre deste ano. a maioria dos casos refere-se a entrada ou permanência irregular no país
425 cidadãos estrangeiros foram expulsos de Portugal, no primeiro semestre deste ano. a maioria dos casos refere-se a entrada ou permanência irregular no paísEm 2009 foram deportados 779 estrangeiros. No ano passado foram instaurados 2. 476 processos de expulsão a imigrantes ilegais. 423 casos prendem-se com a situação irregular do imigrante, 167 casos ocorreram no âmbito do processo de expulsão judicial e 189 pessoas foram conduzidas à fronteira, para abandonar o país.
Quanto aos motivos da expulsão dos mais de quatro centenas de imigrantes, durante os primeiros seis meses de 2010, o alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, assegura que a percentagem de imigrantes ligados à actividade criminosa é muito inferior à dos cidadãos nacionais . Susana antunes, adjunta da alta comissária, disse ao jornal i, que a lei tem muitas facilidades para permitir a permanência aos cidadãos estrangeiros. Podem entrar com visto de turismo para três meses, muito comum entre os brasileiros. E depois entram no mercado de trabalho e facilmente conseguem a legalização, mas muitas vezes esquecem-se , explica.
Em 2009 foram contabilizados cerca de 454 mil estrangeiros no país. as nacionalidades mais afectadas pelos processos de expulsão executados em 2009 foram a brasileira (350), seguindo-se a ucraniana (77), a cabo-verdiana (65) e a angolana (36).