apesar do reforço da segurança nas costas do mediterrâneo, jovens argelinos tentam aceder à Europa por portas travessas. Tentativas que envolvem milhares de euros
apesar do reforço da segurança nas costas do mediterrâneo, jovens argelinos tentam aceder à Europa por portas travessas. Tentativas que envolvem milhares de euros10. 300 euros é quanto leva um passante, ou seja quem trata da passagem dos migrantes para a costa europeia, por cada viagem. a média é de três viagens por estação. a preparação da expedição ilegal começa pela localização dos interessados para depois passar à comprar do material, adianta o Courrier Internacional.
a procura de uma embarcação depende do número de pessoas e terá de ser efectuada junto de um armazém clandestino ou alugada a algum pescador. Pintada de preto para não ser detectada pelas autoridades costeiras, o seu custo médio está situado entre os 400 e 700 euros.
Numa segunda fase, há que arranjar um GPS, sistema de localização, uma bússola, material indispensável, e o combustível, precisamente 20 bidões de 20 litros. Depois de tudo estar pronto para seguir viagem, o passante cobra o dinheiro aos passageiros. Os preços variam entre os 410 e os 2060 euros. Metade do valor tem de ser entregue antes da partida para cobrir as despesas.