Os primeiros 93 partem hoje, 19 de agosto, em dois voos. Haverá um novo voo a 26 de agosto. ao todo, serão repatriados 700 nómadas para a Roménia e Bulgária
Os primeiros 93 partem hoje, 19 de agosto, em dois voos. Haverá um novo voo a 26 de agosto. ao todo, serão repatriados 700 nómadas para a Roménia e BulgáriaNão obstante as críticas de Bruxelas, Nicolas Sarkozy não muda um milímetro da sua política acerca dos ciganos. Já partiu o primeiro voo de Lião para Bucareste com 60 nómadas a bordo, em situação irregular, forçados a repatriar. Outro grupo de 14 pessoas terá partido directamente de Paris.
O ministro francês da imigração, Eric Besson, explicou que este repatriamento forçado não é um processo extraordinário, mas simplesmente um acto no quadro dos procedimentos clássicos de reenvio de estrangeiros em situação irregular nos seus países de origem.
Entretanto a Comissão Europeia, em Bruxelas, convidou a França a respeitar as regras em matéria de livre circulação dos cidadãos europeus. Por seu lado os governos romeno e búlgaro levantaram a voz para criticar o agudizar da política de segurança do presidente francês Nicolas Sarkozy, manifestando o receio que estas medidas populistas possam gerar reacções xenófobas.
O ministro francês explicou que nos últimos quinze dias foram desmantelados mais de 40 campos de ciganos, o que levará ao repatriamento à volta de 700 pessoas para os seus países de origem. a decisão provocou a advertência da Comissão Europeia pela voz da comissária da Justiça e do Respeito dos Direitos Humanos, Viviane Reding. Paris reagiu imediatamente: as medidas decididas pelas autoridades francesas estão totalmente conformes ás normas europeias e não vão contra a livre circulação de cidadãos da União Europeia, como estão definidas nos tratados.