Nações Unidas pretendem sensibilizar a opinião pública e lembrar os trabalhadores que morreram em serviço. Dia foi instituído em 2009
Nações Unidas pretendem sensibilizar a opinião pública e lembrar os trabalhadores que morreram em serviço. Dia foi instituído em 2009Foi há sete anos, precisamente neste dia. Um atentado suicida com um camião armadilhado contra a sede das Nações Unidas (ONU) no Iraque, em Bagdade, faz 23 mortos e mais de cem feridos. Entre as vítimas mortais, o representante do secretário-geral da organização no país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
Hoje, a situação é outra, mas o receio com a segurança e a vida dos trabalhadores humanitários mantém-se. a assistência Médica Internacional (aMI) manifestou-se preocupada com a segurança das equipas que estão a trabalhar no Haiti devido ao aumento de insegurança naquele país.com o sismo e perante a destruição quase total das várias infraestruturas da capital, incluindo as governamentais, a insegurança, que infelizmente já se sentia no país, agravou-se, explica a directora do Departamento Internacional da aMI, Tânia Barbosa, em comunicado.
O número destes trabalhadores que são vítimas de violência têm vindo a crescer, já que são cada vez mais as pessoas afectadas por catástrofes humanitárias. Na última década chegaram aos 211 milhões de pessoas que em cada ano precisa de ajuda, segundo a UNICEF, agência das Nações Unidas para a infância.
a importância do trabalho que desenvolvem os trabalhadores humanitários, bem como a sua perigosidade são assinaladas pelo secretário-geral da ONU. Eles representam o que há de melhor na natureza humana, mas o seu trabalho é perigoso. Muitas vezes aventuram-se em alguns dos locais mais perigosos da terra e, muitas vezes, pagam um preço muito alto. Intimidação, rapto e até homicídio, afirmou Ban ki-moon.