Há ainda muito desconhecimento sobre a Sida. africanos e latino-americanos são os que têm menos informação sobre os tratamentos
Há ainda muito desconhecimento sobre a Sida. africanos e latino-americanos são os que têm menos informação sobre os tratamentosUm novo estudo revela que a falta de diálogo entre os doentes seropositivos e os profissionais de saúde pode ter consequências negativas no tratamento do vírus. Metade dos inquiridos, infectados pelo vírus da Sida, sofrem de outros problemas que nunca discutiram com o médico ou outro técnico de saúde. Depressão, hepatite C, entre outras doenças. a investigação foi realizada em 2010, em 12 países e junto de 2. 000 pacientes.
Os doentes de África e américa Latina estão menos informados do que os do continente europeu, américa do Norte e até da Ásia. apenas 62 por cento dos inquiridos africanos sabiam que o desrespeito do tratamento provocava o desenvolvimento de resistências aos medicamentos. África do Sul e Brasil destacam-se com elevadas taxas de observância da medicamentação, indica a agência IRIN.
É necessário investir na comunicação entre os doentes e profissionais de saúde na luta contra a Sida. alargar o diálogo, incluindo todos os aspectos do bem-estar do paciente, é essencial para a longevidade de vida e benefícios do tratamento, lembra Jose Zuniga, presidente de uma associação internacional de físicos para a Sida.