Responsável pela Congregação para o Culto Divino escreveu um artigo do diário da Santa Sé em que defende a antecipação da comunhão para os 7 anos, em vez dos 9 ou 10, actualmente
Responsável pela Congregação para o Culto Divino escreveu um artigo do diário da Santa Sé em que defende a antecipação da comunhão para os 7 anos, em vez dos 9 ou 10, actualmente Não fechamos os ouvidos à palavra de Jesus, que disse: ‘deixai que as crianças venham a mim’ . a citação do Evangelho termina a reflexão de Canizares, informa a edição online do El País. O cardeal Canizares defende que o centenário do decreto de 8 de agosto de 1910, de Pio X, é uma ocasião providencial para recordar e insistir para que se administre a primeira comunhão quando as crianças tiverem o uso da razão, que hoje parece inclusive ter se antecipado.
Durante cem anos, a norma dos 9, 10 anos esteve em vigor. No entanto, o também prefeito da Disciplina dos Sacramentos salienta que não podemos, postergando-a [a Eucaristia], negar às crianças – à sua alma e seu espírito – o alimento que lhes permite amadurecer e chegar à plenitude.
a reflexão não antecipa para já nenhuma decisão por parte da Santa Sé. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi adianta que que não há nenhuma norma jurídica em preparação, simplesmente é uma reflexão de sabedoria pastoral. a ideia essencial que perpassa do artigo, diz Lombardi é a ideia introduzida por Pio X de que é preciso administrar a comunhão a seres que podem entender o mistério de Cristo. No entanto, adverte o sacerdote jesuíta,não se deve pensar que, esperando que sejam maiores, consigam uma maturidade maior e estejam mais preparadas. Padres e pais têm que procurar prepará-las e acompanhá-las no entendimento.