Neste duplo aniversário, 70 anos de Taizé e os cinco anos da morte do irmão Roger, são muitas as mensagens que chegam à Comunidade
Neste duplo aniversário, 70 anos de Taizé e os cinco anos da morte do irmão Roger, são muitas as mensagens que chegam à ComunidadeBento XVI espera que o seu testemunho de um ecumenismo de santidade nos inspire no nosso caminho para a unidade e que a vossa Comunidade continue a viver e a fazer brilhar o seu carisma, especialmente junto das gerações mais jovens!. O patriarca de Constantinopla afirma que Taizé tornou-se um verdadeiro centro, um ponto de convergência e de encontro. Um lugar de aprofundamento na oração, na escuta e na humildade. Um lugar de respeito pela tradição do outro. O reconhecimento do outro, do seu rosto e, portanto, do seu ser – pré-requisito necessário a um amor à imagem daquele que nos amou sem limites’.
O patriarca Cirilo, de Moscovo recorda os vários encontros que teve com o irmão Roger. Conjugar a fidelidade aos ensinamentos dos Padres da Igreja com uma actualização criativa no ministério missionário entre os jovens de hoje caracterizava o caminho do irmão Roger, tal como o da Comunidade por ele fundada. Por seu lado, o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams assinala que continuamos a celebrar o irmão Roger como alguém que nos dá confiança na ressurreição e que nos desafia a viver pela ressurreição. À luz do seu testemunho, tornamo-nos livres para olhar as crises e traumas do nosso.
0 secretário Geral da Federação Luterana Mundial, Ishmael Noko considera que a morte do irmão Roger deve trazer a consciência de que ele foi testemunha de uma outra visão para a vida. O empenho de Taizé pela reconciliação, a paz e a unidade da humanidade é mais actual que nunca, acrescenta. O secretário Geral da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (CMIR), Setri Nyomi aponta o impacto que Taizé tem na vida de milhares. Taizé sabe o que está no coração de Nosso Senhor Jesus Cristo: que os jovens são importantes, defende. a Comunidade é um modelo para estas atenderem às necessidades espirituais e materiais do povo de Deus e, mais particularmente, dos jovens, diz o secretário Geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, Olav Fykse-Tveit.
Neste duplo aniversário vai ser publicado um pequeno livro para os jovens, com textos essenciais do irmão Roger, Viver para amar. O irmão alois escreve, no prefácio, que estas páginas permitem descobrir a vida e o pensamento do irmão Roger. a herança que deixou está viva. Ele tinha uma certeza: Deus está unido a todo o ser humano, mesmo àqueles que não têm consciência disso. Nesta confiança na presença de Deus, ele encontrava uma paz que procurava comunicar aos outros, lembra.