Em 2009, registaram-se mais 7,8 milhões de jovens desempregados do que em 2007. Números preocupantes e que podem pôr em causa toda uma nova geração
Em 2009, registaram-se mais 7,8 milhões de jovens desempregados do que em 2007. Números preocupantes e que podem pôr em causa toda uma nova geraçãoO desemprego entre osjovens atinge níveis jamaisvistose deverá aumentar ainda mais em 2010, indica um relatório da Organização Internacional do Trabalho, divulgado hoje. Entre os 620 milhões de jovens dos 15aos 24 anos, economicamente activos, 81 milhões estavam no desemprego no final de 2009. Trata-se de um número recorde.
O estudo alerta para as consequências nefastas, tais como a possibilidade de se perder uma geração inteira da sociedade. Jovens que estão totalmente afastados do mercado de trabalho e que já perderam toda a esperança de poder trabalhar e ganhar dignamente as suas vidas. Revela ainda que 28 por cento dos jovens trabalhadores de todo o mundo, cerca de 152 milhões, apesar de trabalharem, continuam a viver na extrema pobreza.
Os jovens são o motor do desenvolvimento económico, recorda Juan Somavia, director da organização. Renunciar ao potencial que ele detém é um grande desperdício e pode influenciar a estabilidade social, considera. a crise oferece oportunidadespara reavaliar as respostas dadas aos problemas dos jovensna suaentrada no mercado de trabalho.