Presença de grupos rebeldes armados na República Democrática do Congo favorece a exploração ilegal de recursos minerais, dizem missionários
Presença de grupos rebeldes armados na República Democrática do Congo favorece a exploração ilegal de recursos minerais, dizem missionários a guerrilha estrangeira presente há 15 anos do leste da RDC é um pretexto para permitir a exploração ilegal dos recursos minerais, afirmam os missionários a viver na RD Congo, numa nota conjunta. as acções de combate das Forças armadas da República Democrática do Congo contra grupos rebeldes estrangeiros já não convencem.
Na região de Beni-Lubero, as populações locais são as que mais sofrem com as investidas do exército. São vítimas de violência, abusos sexuais, e roubos. Os militares, enviados para os campos de batalha com poucos recursos, acabam por viver às custas dos pobres habitantes locais. a questão é saber quem é o verdadeiro objectivo das operações Ruwenzori: se as populações congolesas ou os rebeldes estrangeiros, lê-se na nota, citada pela agência Fides.
a acção militar é infrutífera; não há diálogo com os representantes dos rebeldes. Pode-se, portanto, deduzir que não existe alguma vontade política de resolver a questão dos grupos armados estrangeiros. ao contrário, eles são mantidos, apoiados e utilizados pelas multinacionais e pelos governos de alguns países limítrofes para perpetuar a situação de insegurança que permite a exploração ilegal dos recursos minerais da RDC e no futuro, uma eventual divisão do país em vários pequenos Estados, concluiem.